En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
A misofonia (ou síndrome da sensibilidade seletiva ao som, raiva sonora) é um fenômeno neurocomportamental associado à intolerância a sons específicos ou a estímulos a eles associados, cuja denominação médica e avaliação variam conforme os autores e métodos. Pode afetar adversamente a capacidade de atingir objetivos de vida e desfrutar de situações sociais. Foi reconhecido pela primeira vez em 2001,embora ainda não esteja no DSM-5 ou em qualquer manual semelhante.
As reações aos sons variam de aborrecimento à raiva, com possíveis ativações da resposta de luta ou fuga. Gatilhos comuns incluem sons orais (respiração alta, mastigação, deglutição), sons de cliques (teclado, dedos, limpadores de para-brisa) e sons associados ao movimento (inquietação). Os sons odiados costumam ser repetitivos por natureza. A misofonia não é um distúrbio auditivo ou psiquiátrico. Também difere da fonofobia (medo do som). Não há critérios padrão para diagnosticar a misofonia. Em 2019, ainda não havia métodos baseados em evidências para tratar a condição com eficiência.